quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Presidente corintiano bate o pé, mas é pressionado a desistir de Oswaldo

O nome de Oswaldo de Oliveira está longe de ser unanimidade no Corinthians. Antes mesmo de ser oficializado, o treinador já virou dor de cabeça para o presidente do clube, Roberto de Andrade.

O cartola recebe pressão de boa parte do clube, inclusive de seus diretores, para desistir do acordo. Dificilmente, no entanto, Roberto recuará porque o treinador já acertou a sua saída do Sport e até falou do interesse do Corinthians. A informação foi publicada pelo Lance! e confirmada pelo UOL Esporte. Mais cedo, o Blog do Perrone mostrou que nem mesmo os aliados de Roberto entenderam a escolha.

Um bom exemplo do racha que o nome de Oswaldo causou é a provável saída de Eduardo Ferreira do cargo de diretor-adjunto de futebol. Anteriormente planejado para dezembro, o adeus pode ser antecipado ainda para esta semana, assim que Oswaldo assinar o acordo.

Após a vitória contra o Santa Cruz, Ferreira deixou claro que não tem participado das decisões sobre a contratação de Oswaldo e que tudo está nas mãos do presidente.

Um dos principais argumentos dos que são contra a chegada do técnico que foi campeão do mundo em 2000 é a falta de bons trabalhos recentes. A oito rodadas do fim do Brasileirão, o técnico não conseguiu tirar o Sport da briga da zona de rebaixamento. Nesta quarta-feira, o time de Recife perdeu de 3 a 0 da Chapecoense já sem o treinador.

Aos 65 anos, Oswaldo foi uma escolha pessoal do presidente Roberto de Andrade, que ignorou apelos de alguns de seus aliados para que buscasse um treinador em melhor momento, como Eduardo Baptista, hoje na Ponte, e Roger, sem clube desde a saída do Grêmio. 

Os críticos do acerto com o ex-técnico do Sport também apontam para a falta de diálogo no acordo. Queriam ter sido consultados pelo presidente da definição da contratação. Roberto, por sua vez, entende que chegou a hora de tomar a própria decisão depois de aceitar conselhos para a contratação de Cristóvão Borges. 

Oswaldo de Oliveira havia sido cotado pelo presidente corintiano em duas ocasiões. Quando planejava a reposição de Mano Menezes, ele se dividiu entre Tite e o próprio Oswaldo, mas optou pelo primeiro. Já recentemente, antes de contratar Cristóvão Borges, também avaliou a possibilidade de tirar o comandante do Sport. 

UOL

Meninos poderão ser vacinados contra HPV a partir de 2017

O Brasil será o primeiro país da América Latina e o sétimo do mundo a oferecer a vacina contra o HPV para meninos em programas nacionais de imunizações.

A partir de janeiro do próximo ano, o Ministério da Saúde passa a disponibilizar a vacina contra o HPV para meninos de 12 a 13 anos na rotina do Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). A faixa etária será ampliada, gradativamente, até 2020, quando serão incluídos os meninos com 9 anos até 13 anos.

“A inclusão dos adolescentes faz parte de um conjunto de ações integradas que o Ministério da Saúde tem realizado com o objetivo de conseguir mais resultados com os recursos financeiros já disponíveis”, destacou o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Oferta da HPV

A expectativa é imunizar mais de 3,6 milhões de meninos em 2017, além de 99,5 mil crianças e jovens de 9 a 26 anos vivendo com HIV/Aids, que também passarão a receber as doses. Para isso, o Ministério da Saúde está adquirindo seis milhões de doses, ao custo de R$ 288,4 milhões.

Não haverá custos extras para a pasta, já que, neste ano, com a redução de três para duas doses no esquema vacinal das meninas, o quantitativo previsto foi mantido, possibilitando a vacinação dos meninos.

Para o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Adeilson Cavalcante, essa ação mostra a importância do Calendário Nacional de Vacinação para reduzir as doenças imunopreveníveis.

"A ampliação do acesso à vacinação, que é uma ação da atenção básica, pode impactar na alta complexidade, com a redução dos casos de câncer. Além disso, essa estratégia vem ao encontro da decisão de tornar a gestão mais eficiente e fazer mais com os mesmos recursos", ressaltou.

O esquema vacinal para os meninos contra HPV será de duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. Para os que vivem com HIV, a faixa etária é mais ampla (9 a 26 anos) e o esquema vacinal é de três doses (intervalo de 0, 2 e 6 meses). No caso dos portadores de HIV, é necessário apresentar prescrição médica.

Atualmente, a vacina HPV para meninos é utilizada como estratégia de saúde pública em seis países (Estados Unidos, Austrália, Áustria, Israel, Porto Rico e Panamá). Portanto, o Brasil assegura a sétima posição e a vanguarda na América Latina. A vacina é totalmente segura e aprovada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Prevenção

A estratégia tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. A definição da faixa-etária para a vacinação visa proteger as crianças antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus.

A vacina disponibilizada para os meninos será a quadrivalente, que já é oferecida desde 2014 pelo SUS para as meninas. Confere proteção contra quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia para quem segue corretamente o esquema vacinal. Vale ressaltar que os cânceres de garganta e de boca são o 6º tipo de câncer no mundo, com 400 mil casos ao ano e 230 mil mortes. Além disso, mais de 90% dos casos de câncer anal são atribuíveis à infecção pelo HPV.

NOVOJORNAL

Cosern alerta para o risco de queimadas perto da rede elétrica

O Corpo de Bombeiros controlou o fogo, a Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar as causas e o Governo do Estado instalou um comitê para desenvolver ações para recuperar os cerca de 200 hectares de área danificada no local.

Incêndios como o citado acima ou queimadas provocadas em regiões de canaviais ou na zona rural em geral, ocorridos próximo às linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica, sempre representam risco à segurança da população. O fogo e o excesso de calor danificam cabos e estruturas, causam curto circuito e podem interromper o fornecimento de energia elétrica.

Para prevenir essas ocorrências, a Cosern orienta os consumidores – especialmente os que vivem em sítios e fazendas – a reforçarem o cuidado com o uso da energia elétrica, nunca fazer queimadas próximo à rede e prestar atenção as seguintes dicas:

 Não plante cana-de-açúcar, eucalipto e outras espécies de árvores frutíferas ou ornamentais de grande porte sob as linhas de energia elétrica. A vegetação pode tocar na fiação, causar acidentes e o desligamento da linha;
Tenha sempre muito cuidado ao manusear galhos e cipós, mantendo uma distância segura da rede elétrica;
Antes de cortar galhos de árvores, verifique se estes não estão em contato ou próximos da rede elétrica (nesta situação, ligue para o telefone 116 e solicite o serviço);
Mantenha atenção à rede elétrica ao usar máquinas agrícolas, respeitando a distância para evitar acidentes durante o deslocamento ou manutenção no maquinário;
Os estais – cabos de aço que auxiliam a sustentação do poste – nunca devem ser retirados para abrir espaço para plantação, por exemplo;
Nunca estacione a colheitadeira debaixo da rede elétrica;
Abaixe as barras do pulverizador ao passar embaixo dos fios;
Atenção ao regular o equipamento de irrigação em áreas próximas a redes elétricas. Se o jato de água atingir os fios, pode ocorrer curto-circuito;
Em caso de acidente com a rede elétrica, ligue imediatamente para a Cosern, no telefone 116.

O telefone do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte para emergências com incêndios e queimadas é 193.

NOVOJORNAL

Danilo Gentili recebe a turma do “Casseta & Planeta” no “The Noite” desta quinta (13)

Foto: Leonardo Nones/SBTNo “The Noite” desta quinta-feira (13), Danilo Gentili recebe os meninos do “Casseta & Planeta”. Após se dedicarem a projetos pessoais desde 2012, os humoristas Hélio de la Peña, Hubert Aranha, Claudio Manoel e Beto Silva falam na entrevista sobre o retorno deles à televisão na série “Procurando Casseta & Planeta”, que estreia dia 17 de outubro no Multishow e é uma espécie de documentário do grupo.

Eles também relembram momentos irreverentes que viveram juntos e alguns de seus personagens mais marcantes. Os humoristas ainda brincam com o fato de terem ficado fora da televisão durante os últimos anos, falam sobre envelhecimento e afirmam que a nova série foi como uma terapia para eles, pois puderam tirar sarro de si mesmos e reavaliar sua saída da TV aberta. O “The Noite com Danilo Gentili” vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir da meia noite, no SBT.

BASTIDORES DA TV

Estudante se afoga e acaba morrendo durante banho na Lagoa de Alcaçuz

estudante

Um estudante paraibano de 31 anos teve sua vida interrompida precocemente na tarde desta quarta-feira (12) na Lagoa de Alcaçuz, localizada na região de Nísia Floresta, região metropolitana de Natal.

De acordo com informações publicadas pelo Blog do BG, o estudante passava o dia no local aproveitando o feriado, quando após almoçar retornou à Lagoa e acabou se afogando.

Uma das pessoas que também estavam no local percebeu o afogamento do rapaz e tentou socorrê-lo, mas as tentativas de reanimação não foram bem sucedidas. Seu corpo já foi encaminhado ao IML.

AGORARN