segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

CONTA DE LUZ PODE TER AUMENTO DE MAIS DE 9%


O consumidor residencial brasileiro terá de lidar com dois anos de reajustes na energia bem acima da inflação. As causas são um regime de chuvas insuficiente para compensar períodos de seca e o aumento dos encargos sociais.

Na média, as tarifas devem fechar o ano com alta de 14% e subir 9,4% em 2018. A expectativa é que o IPCA (inflação oficial) fique abaixo de 3% em 2017 e em 4% no ano que vem.

Em algumas regiões, as tarifas podem pesar ainda mais no bolso, segundo levantamento da consultoria especializada TR Soluções.

Na média, a maior alta deve ser registrada na região Sul (+10,7%), seguida pelo Sudeste (+9,3%). Em São Paulo, por exemplo, a conta de luz deve fechar este ano 7% mais cara e subir outros 9,1% em 2018.

A energia elétrica deve também ter um efeito não desprezível de 0,4 ponto percentual sobre a inflação medida pelo IPCA do ano que vem.

Júlio Mereb, pesquisador do Ibre/FGV, diz que tarifas mais altas podem se refletir em queda da produção da indústria, além de impactar de alguma forma o consumo das famílias no PIB, embora isso seja difícil de mensurar.

As informações são de reportagem de Flavia Lima na Folha de S.Paulo.

http://www.blogdofelipesilva.com

Carinha de Anjo - Resumo da Semana...


Segunda, 25 de dezembro
Cecília conta para Gustavo que a Madre Superiora permitiu que eles se casem no colégio. A professora conta ainda que convidou Fabiana para ser sua madrinha de casamento. Juju revela para a mãe que está com saudade de Zeca e acha melhor esperar mais um tempo para saber se no futuro voltam ou não a namorar. A noviça Fabiana conta para as alunas que haverá um show de uma grande dupla no colégio, mas não conta quem são os artistas. Delegado Peixoto revela para Gustavo e Cristóvão que não há pistas do motorista contratado por Nicole para sequestrar Dulce Maria se passando por funcionário da Rey Café. Através do retrato falado, Peixoto conta que chegou a suspeitar de Flávio, mas não há certeza disso. Franciely se consulta com a vidente mais uma vez, que na verdade é Silvestre disfarçado. A falsa vidente diz que o nome do marido dela será Junior. Peixoto vai até a casa de Haydee para falar com ela e Flávio a respeito de Nicole.


O OUTRO LADO DO PARAÍSO - Resumo da Semana...


Segunda, 25 de dezembro
Clara diz a Tomaz que levará Cacau para a casa de Mercedes e o menino faz Lívia prometer que o deixará visitar seu cachorro. Duda percebe a armadilha de Laerte e o expulsa de seu quarto. Caetana alerta Duda sobre Laerte. Melissa viaja com Diego e não avisa aos pais. Isabel e Raul procuram a filha na casa de Gustavo e acusam o geólogo de sequestrar a menina. Nádia tenta convencer Tônia a esquecer o que aconteceu na delegacia. Bruno e Raquel namoram. Clara leva a cachorrinha Cacau para a casa de Mercedes e Josafá se apega ao animal. Mariano termina seu romance com Sophia e se encontra com Cleo. Nicácio aluga uma casa em Pedra Santa. Diego e Melissa chegam ao Jalapão. Clara presenteia Josafá com um caminhão. Caetana recebe a visita de sua filha Herculana. Estela vê Juvenal com Desirée. Samuel despede um médico ao descobrir que ele é gay. Sophia manda Zé Vitor ser seu espião no garimpo e vigiar Mariano. Caetana reconhece Sophia e comenta com Laerte que ela esconde um grande segredo.

PEGA-PEGA - Resumo da Semana...


Segunda, 25 de dezembro
Antônia segue o conselho de Nelito e não confronta Aníbal na festa de Natal. Eric aceita fazer o discurso de Natal do hotel, a pedido de Bebeth. Lígia se espanta quando Maria Pia lhe conta que gerou uma criança para Eric. Antônia confessa a Júlio que não consegue mais lutar contra o amor que sente pelo rapaz. Dom presenteia sua família biológica e deixa Dílson encantado com seu automóvel. Maria Pia pede ao pai que consiga uma autorização para que ela visite Malagueta na noite de Natal. Agnaldo e Sandra Helena se reconciliam. Douglas dá uma bicicleta para Gabriel, que confessa ao pai que o ama. Aníbal vai à delegacia para depor.


Tempo de Amar - Resumo da Semana...


Segunda, 25 de dezembro
Justino percebe a presença de Gregório e disfarça, com a ajuda de Tiana. Geraldo pede ajuda a Helena para conquistar Nicota. Raimundo reclama de Geraldo com Isolina. Nicota sente falta de seu admirador secreto. Lucinda repreende Gregório, e Leonor provoca o colega. Alzira afirma a Bernardo que não gosta de ver Celina com Artur. Conselheiro sugere que Vicente peça Maria Vitória em casamento. Isolina anuncia que Odete está agitada, e Conselheiro convoca Reinaldo. Celeste comenta com Celina que tem a impressão de conhecer a família de Artur. Helena e Natália sonham com o casamento de Maria Vitória. Artur insiste que não é possível apresentar Celina à sua família. Maria Vitória devolve a aliança de Alzira. Bernardo fala sobre Maria Vitória e Celeste Hermínia com Teodoro. Delfina conspira com Fernão. Izabel chega a Morros Verdes, e Delfina desconfia.

Malhação VIVA A DIFERENÇA - Resumo da Semana...


Segunda, 25 de dezembro
Keyla incentiva Roney a se aproximar de Gabriel. Tina e Anderson enfrentam Mitsuko. Roney pede que Josefina o ajude com Gabriel. K1 desconfia da gravidez de K2. Noboru insiste para que Tina convide Anderson para jantar com sua família. Malu chega de viagem e se entende com Edgar. Das Dores promete ajudar Roney na lanchonete. Malu pede que Clara volte para sua casa. Gabriel e Maria Eduarda jantam com Roney, Keyla, Josefina e Benê. Josefina se preocupa com Julinho. Lica incentiva Clara a sair com Fio. Anderson chega para o jantar com Noboru e Mitsuko. Keyla descobre que tem a mesma idade de Gabriel e deduz que Roney traiu sua mãe.